EMBAIXADORES DO REI 2016.

EMBAIXADORES DO REI 2016.
EMBAIXADORES DO REI

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Lição 2ª= A ascensão de Cristo e a Promessa de sua Vinda.

Estamos estudando neste trimestre, lições que tratam da Eclesiologia [doutrina da Igreja], essa Doutrina só pode ser fundamentada e aceita, se crermos na ressurreição de Cristo e na promessa de sua vinda, que são Doutrinas que alicerçam o Cristianismo e o mantém vivo. Esses temas estão presentes em todo o contexto neotestamentário, alem de serem citados como profecia nos escritos do A.T.
O A.T sempre destacou A Vinda do Messias, como era chamada na visão judaica, essa vinda seria para restaurar novamente o Reino de Israel como nação, mas o sentido Bíblico era uma restauração espiritual e não física, para uma nação decaida diante de seu Deus.
Jesus tem o seu ministério dividido em três vinda na terra:
-Vinda Sorteriológica – A primeira vinda para pregar o Evangelho, ser Crucificado e se tornar o Salvador do mundo – João 3:16
-Vinda Escatológica – Jesus voltará em duas fases, na 1ª para buscar sua Igreja, na 2ª para salvar Israel e implantar o reino milenar - Atos 1:11

-Vinda Geo. Física – Jesus vira para julgar as nações, punir à besta, o anticristo, o falso profeta e seus seguidores. – Zacarias 14:1: 20 / Apocalipse 20:1: 15.

A ASCENSÃO DE CRISTO.
A importância da Ascensão é frequentemente ignorada. Temos celebrações especiais e feriados para comemorar o nascimento (natal), a morte (Sexta-feira da Paixão) e a ressurreição de Cristo (Domingo de Páscoa). A maioria, entretanto, faz pouca ou nenhuma menção da Ascensão. No entanto, a Ascensão é um evento importantissimo no processo da redenção. Marca o momento  mais elevado da exaltação de Cristo, antes do seu retorno ao céu. Foi na Ascensão que Cristo entrou na sua glória.
Temos dois exemplo de ascensão na Biblia,mas espicificamente no V.T, os casos de Elias e Enoque, a Biblia diz que eles foram tomados, transladados, ascederam ao céu, sem provar a morte, diferente de Jesus que morreu, ressucitou e depois foi assunto ao céu. A Biblia destaca que eles, foram envolvidos por uma nuvem  no caso de JESUS, e Elias em um redemoinho com carros de fogo, no caso de Enoque não temos menção Biblica, mas podemos usar a dedução exegetica, alguns teologos dizem que a nuvem que cobriu Jesus éra a Shekinah de Deus, no caso de Elias podemos até concordar e até aplicar tambem à tomada de Enoque para Deus, mas no caso de Cristo não é concebivel, visto que a Shekinah,que representa a Gloria de Deus, não estava na nuvem, mas éra o proprio Cristo Glorificado sendo recebino ao céu, a Gloria éra  e estava Nele.
Ascender significa “subir” ou “elevar”. Entretanto, quando o termo, ascensão, é usado com relação a Jesus, tem um significado  mais rico e específico. A ascensão de Jesus foi um evento único. Vai além de Enoque sendo levado diretamente para o céu ou a partida do profeta Elias numa carruagem de fogo, os dois são tipos da igreja e suas ascensão apontavam para o arrebatamneto dos santos na nova aliança, a de Cristo aponta para sua glorificação como Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, ele foi foi para um lugar especial, com um objetivo definido, ascentar a Destra do Pai, para ser o nosso Sumo sacerdote diante de Deus, como Rei Ele governa soberanamente, como Sumo sacerdote Ele intercede por nós, advogando nossas causas, diante desta autoridade, Ele cumpre sua promessa, derramando do seu Espirito Santo, para que sua noiva não ficase orfão e sem consolo, tornando-a revestida de poder e autoridade espiritual, com isso Ele tornou-se Cabeça do corpo da igreja, sendo inseparaveis um do outro, dentro de uma aliança eterna, marcando o termino de sua missão vicaria e sua presença fisica na terra.

DATA DA ASCENSÃO.

A cronologia biblica diz que no nascimento de Cristo, reinava Herodes, o Grande, que reinou de 40a.C a 4d.C, morrendo Herodes, o Grande, assume em seu lugar Herodes,o Tretarca ou Antipas governador da Galileia que reinou do ano 4a.C até o ano 37d.C , esse termo é um titulo, indicando como a Palestina estava dividida em quatro parte, Judeia, Galileia, Samaria e Indumeia, Herodes era tretarca da Galileia, por isso Pilatos, prefeito da Judeia, não achando razão para condenar Jesus, o enviou para Herodes governador da Galileia, terra natal do condenado[Cristo], o qual tambem não achando motivo para condena-lo, envia-o devolta a Pilatos, Com isso podemos datar a ascensão ter ocorrido no ano 34d.C, de maneira geral, apesar das divirgensias cronologicas, essa data é a mais aceitavel.

lugar da ascensão.
Os dois texto que narram o acontecimento da subida de Cristo, são escritos por Lucas, apesar de outros escritores destacarem tambem:
-  1º - E levou-os fora, até Betânia; e, levantando as mãos, os abençoou.E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu. E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém. [Lc 24.50-52]
- 2º - Então, voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado. [At1. 12]
Cada relato possui detalhes que não constam do outro, sendo a versão de Atos mais completa, quando o evangelho destaca que, "os levou para Betânia", uma aldeia ao lado do monte das Oliveiras, entre três e quatro quilômetros de Jerusalém. Observe que o Evangelho não diz que Jesus ascendeu de Betânia, mas que foram levados "até lá", a melhor tradução é “para as vizinhanças de Betânia”, ambos os texto dizem que ela se deu fora de Jerusalém, ao leste do monte, em algum lugar do Monte das Oliveiras, lugar estimado pelo Mestre e seus discípulos, "Tudo no Evangelho de Lucas move-se em direção à ascensão, e tudo em Atos move-se a partir da ascensão"
TESTEMUNHAS OCULARES.
O relato Bíblico não define quantas pessoas estavam presentes no momento da ascensão, Lucas em At1. 15 falam de 120 pessoas na hora da descida do Espírito, já em I Co15. 6 Paulo diz que cerca de 500 irmãos virão o cristo ressurreto, diante do fato da igreja daqueles dias ter conhecimento, de que Jesus voltaria para o pai, acredito que nenhum dos que o viram estavam ausentes na hora de sua partida, todas as vezes que o Mestre falava de sua partida, causava desespero entre seus seguidores, o medo de perderem a presença física de Jesus, fazia com que eles se prendesse ao Mestre Amado, o acompanharam e o seguiram em todos os lugares,até sua ascensão, devido essas testemunhas e o relato Bíblico, fundamentamos nossa convicção na ressurreição e ascensão de cristo.
 Testemunhos oculares da Ressurreição e Ascensão:
-Madrugada do 1º dia, Domingo As mulheres visitam o sepulcro em Jerusalém. MT 28.1-10; Mc 16.1-8; Lc 24.1-11
-Sua aparição a Pedro Jerusalém. Lc 24:34 1Co 15:5
-Pedro e João Vêem o sepulcro vazio em Jerusalém. Lc 24.12; Jo 20.1-10
-JESUS aparece a Maria Madalena em Jerusalém. Mc 16,9-11; Jo 20.11-18
-JESUS aparece a outras mulheres em Jerusalém. MT 28.9-19
-O relato dos guardas sobre a ressurreição em Jerusalém. MT 28.11-15
-Domingo JESUS aparece a dois discípulos no caminho a Emaús. Mc 16.12-13; Lc 24.13.35
-JESUS aparece aos 10 discípulos, sem Tomé estar presente em Jerusalém. Lc 24.36-43; Jo 20.19-25; 1CO 15:5
-Uma Semana depois, JESUS aparece aos discípulos, com Tomé em Jerusalém. Mc 16:14-18; Jo 20.26-31
-Durante os 40 dias até a ascensão, JESUS aparece a sete discípulos no Mar Galiléia. MT 28:16-20; Jo 21.1-15
-A grande comissão MT 28.16-20; Mc 16.14-18; Lc 24.44-49
-Sua aparição aos quinhentos Galiléia 1CO 15:6
-Sua aparição a Tiago 1CO 15:7
-A Ascensão Monte das Oliveiras Mc 16.19-20; Lc 24.50-53; At. 1:4-9

A ascensão de Cristo ao Céu fortaleceu a doutrina sobre as duas promessas, uma Parecletológica, e outra Escatológica.
Promessa Parecletológica = Jesus prometeu não deixar sua Igreja órfã e sem consolo, Jo14. 16,18, a palavra Paracletos sig. Ser colocado ao lado, consolar, advogar, em Jo20. 22 Jesus soprou [pneuma] do seu Espírito sobre os discípulos, e eles receberam o Espírito Santo como Selo da Redenção [Ef 4.30], no pentecostes eles recebem uma dose a mais de Poder e Virtude, cumprindo se a profecia de Joel 2.28-29, o derramar do Espírito e seus Dons sobrenaturais, revestimento é o mesmo que; estar vestido com uma camisa, quando vestimos um terno por cima da camisa, está nos revestindo, por já estar vestido, no pentecostes a Igreja já estava vestida do Espírito, então ela é revestida de um Poder maior de autoridade e capacitação.
Promessa Escatológica = sempre que Jesus falava de sua partida, Ele consolava sua Igreja com a promessa de sua Vinda, temos mais de 1845 citações a respeito do assunto em toda Bíblia, só no N.T temos 318 referencias diretas, depois da Salvação, é o tema mais relevante da Bíblia, a grande vitamina que levou e continua levando a Igreja lutar contra o Pecado e fazer a vontade de Deus, obedecendo a sua Palavra, não é as promessas de bênçãos e vitoria terrestre ou matérias, mas o que faz a Igreja batalhar contra o mal, é a promessa de que um dia deixaremos essa terra, onde reina a maldade, a injustiça, a mentira e as desigualdades sociais, para estarmos eternamente no Céu de Gloria. Existem dois termos no greg. Que descreve e explica sobre esta promessa.
1º- Parousia = o termo é usado para descrever o resplendor da vinda de Cristo, o termo na sua etmo sig. A visita que um Rei faria a um determinado lugar ou cidade, a ida desse governante obrigava os cidadões do lugar a se prepararem devidamente para recebê-lo, e nada poderia sair errado, porque Ele viria com honra a uma visita oficial e solene. [I Ts4. 16]
2º-Harpagesometha = o termo descreve a ação de um ladrão [Mt24. 43], e também o ataque de uma águia sobre sua preza [Mt24. 27]. Esse termo mostra como se dará o arrebatamento da Igreja, ele é originário do termo harpazon que sig. Rapto, ai acontecerá como Jesus falou em Mt24. 36.
Olhando para essas duas promessas, a paraclétológica já se cumpriu no dia de pentecostes na vida dos quase 120 que estavam reunidos no Cenáculo, e continua se cumprindo na vida dos que buscam o Batismo com o Espírito Santo até hoje, tendo o falar em línguas estranhas [glossolalia] como evidencia.
A promessa da segunda Vinda de Cristo, em suas duas fases ainda acontecerá, na 1ª virá para nos buscar sua noiva, na 2ª virá conosco para restaurar e salvar Israel, e nós que temos lutado para sermos sal desta terra e luz deste mundo, aguardamos com paciência e esperança nosso Senhor, o dia e hora ninguém sabe, o necessário é estarmos vigiando e orando, para que não entremos em tentação, mas escapemos do mal, bom será se quando o Senhor voltar nos achar fazendo assim, os seus olhos procuram os fiéis da terra e os verdadeiros Adoradores, que o adoram em espírito e em verdade, quando isso acontecer então cessará todo planto e toda lagrima será enxugada de nossos rostos, e então viveremos de Gloria em Gloria.
Abraço a todos e muita paz.
ABN SAN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela postagem volte sempre