EMBAIXADORES DO REI 2016.

EMBAIXADORES DO REI 2016.
EMBAIXADORES DO REI

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Terceira Idade a Melhor Idade, a Idade de Ouro.

A glória do jovem é a sua força; e a beleza dos velhos são as cãs. PV 20:29
O pensamento Bíblico reflete o oposto dos dias de hoje. Enquanto em nossos dias precisa criar leis especificas para que os de mais idade consigam ter o mínimo de direto possível, a Bíblia sempre vai valorizar “A Idade de Ouro”, dando-os os devidos direitos.
Dentro desta visão podemos entender que os jovens têm a força, mas os velhos têm a sabedoria, neste caso a sabedoria prevalece à força, quem não usa a cabeça o corpo padece, diz o dito popular; Sabe-se que o envelhecimento é um processo biológico que pode ser controlado. Há uma série de estudos afirmando que um estilo de vida saudável é uma das chaves da longevidade.
Diante da visão Bíblica o Homem [na totalidade do gênero], nasceria, desenvolveria em estatura, até alcançar o vigor físico e psicológico para se desenvolver em sociedade.
O Homem não foi formado para morrer, mas para ser imortal, como ele foi criado não é eterno, essa imortabilidade foi perdida apartir do pecado de Adão e sua esposa Eva.
Com a entrada do pecado, o Homem passa a ser refém da 5ª lei da termodinâmica, chamada de “Entropia” [tudo que nasce começa morrer] “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”. Rm 5:12
Devido à atitude contraria do Homem ao seu criador, notamos que ao longo do historia, a faixa etária de vida passou a diminuir, a Bíblia fala de homens como Matusalém que viveu 969 anos, ou Adão que viveu 930 anos, mas no cap. 6 do livro de Gênesis, devido o estado pecaminoso da raça humana, a Bíblia usa a expressão “degeneração do gênero humano”, Deus diminui o tempo de vida para 120 anos; “Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos” [Gn6. 3], passado os anos agora no salmo 90, Deus mais uma vez diminui a faixa etária de vida da raça humana; “Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando”[Sl90.10].
Na 1ª exegese aplicada ao assunto, temos com certo a abrangência do pecado, como causa principal, mas poderíamos também aplicar as questões climáticas e ambientais, com o crescimento populacional e os avanços tecnológicos ao longo da historia, nosso clima e nosso ambiente, perderam as condições necessárias para dar ao Homem uma condição de longevidade, o habitat terreno com suas poluições, causando o efeito estufa, o capitalismo selvagem, levando nossos alimentos a serem cheios de substancias químicas, para produzirem mais vezes ao ano de forma mais rápido, os hormônios, os agrotóxicos,os transgenicos, os genéricos, mostra que a ganância é uma das causas que tem levado o Homem moderno a sepultura, doenças que eram consideradas de velhos como, derrame cerebral, paradas cardíacas [infartos], cancer, esta  atingindo e matando nossos jovens, coisas que não se ouvia falar,  que era fenômenoesta se tornando comum.
 Ao analisarmos o contexto atual, muitos de nós temos olhado para eles [os idosos] com aquela impressão de que é gente no fim da linha, que nada mais tem a fazer neste mundo do que aguardar a passagem para o outro lado. Como dizia um colega “gente que está de meio-dia pra tarde ou já esta fazendo hora extra na terra”, Pois é hora de rever nossos conceitos, e com urgência. No Brasil e no mundo, com a redução das taxas de natalidade e os avanços nas áreas de saúde, a população idosa só tende a aumentar – e, em algumas nações, tornar-se hegemônica. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do ponto de vista demográfico, uma população envelhece quando a sua taxa de crescimento da faixa considerada idosa, acima dos 60 anos, é superior à da população jovem por um período sustentado de tempo. Conseqüentemente, modifica-se a estrutura etária, aumentando a participação relativa dos velhos no total da população; como conseqüência, eleva-se a idade média da população.
O Instituto ainda revela que o efeito combinado da redução dos níveis da fecundidade e da mortalidade no Brasil resultou na transformação de sua pirâmide etária, sobretudo a partir de meados de 1980. O formato tipicamente triangular, com uma base alargada, está cedendo lugar a uma pirâmide populacional característica de um franco processo de envelhecimento . E, se o novo perfil é verificado em todos os segmentos da sociedade, na Igreja Evangélica a situação não e diferente. É cada vez mais comum o surgimento de grupos de terceira idade que se reúnem para estudos bíblicos, oração e troca de experiências de fé.
A Europa hoje amarga um triste resultado de ter aplicado o controle da natalidade em suas políticas publicas, hoje a maioria populacional é composta por pessoas idosas, não que isso seja uma praga, mas esta faltando mão de obra jovem, o sistema previdenciário esta acima do limite, ai a necessidade de exportar trabalhadores, com isso a cultura nacional perde sua força, e corre o risco de ser esquecida ao longo do tempo.

Quando olhamos para essa questão, “o ato de envelhecer” [gosto mais do termo “amadurecer”], vemos que é inadmissível para as pessoas aceitarem que terá que passar por este processo da vida, hoje uma das maiores indústrias comerciais e mais rentáveis do mundo, são as empresas que prestam serviços na área da estética, que proporciona uma alternativa contra a velhice, são tratamentos com cremes, cirurgia plástica, lipoaspiração, redução de estomago e dietas alimentares, é a luta do Homem contra a velhice, velhice é sinônimo de morte, e ninguém quer morrer.
Só que nós precisamos aceitar os ciclos que a vida estabelece para quem nasceu, “Porque Toda a carne é como a erva, E toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor”. 1 Pd 1:24
A Bíblia sempre deu valor às pessoas da terceira, ou melhor, idade; “Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos” Sl 92:14

a)  Abraão deu fruto na sua velhice, com mais de 80 anos, lhe nasceram Ismael e Isaque. Gn21. 2
b)  Deus sempre orientou Moisés, a pedir ajuda aos anciões de Israel, para ajudá-lo a legislar sobre o povo. Nm11. 16.
c)  Josué começou a liderar Israel com mais de 80 anos.
d)  Calebre com 85 anos, cheio de vigor toma posse da terra que Moisés lhe prometera, apesar das dificuldades existentes. Js14. 7-10.
e)  Davi na velhice ainda lutava a ponto de sua espada colar em sua mão.
f)   Roboão filho de Salomão dividiu o reino de Israel, por não ter dado ouvido ao conselho dos anciãos, acatando o conselho dos jovens. 2Cn10.13
g)  Zacarias e Isabel na velhice deram vida ao predecessor do messias, o profeta João Batista. Lc1. 7.

Segundo o nobre PR. Esdras Bento, A Bíblia honra o velho, mas não o velhaco. O Senhor ordenou que os anciãos fossem honrados e respeitados: "Diante das cãs [śêbâ] te levantarás, e honrarás a face do velho [zāqēn], e terás temor do teu Deus. Eu sou o Senhor" (Lv 19.32). Um dos maiores símbolos de infelicidade, desventura e declínio nacional para o povo de Israel era um menino opor-se a um ancião. O profeta Isaías usa essa figura para retratar a desgraça espiritual e política da nação: "E o povo será oprimido; um será contra o outro, e cada um, contra o seu próximo; O MENINO SE ATREVERÁ CONTRA O ANCIÃO [zāqēn], e o vil, contra o nobre" (Is 3.5).
O ancião é tão importante em Israel que aparece juntamente com o valente, o soldado, o juiz, o profeta, o conselheiro, o respeitável, etc. (Is 3.2). Embora o contexto de Isaías seja negativo do ponto de vista profético, resguarda-se à respeitabilidade das categorias envolvidas.
De acordo com Jesus, sustentar os pais na velhice era tão importante quanto ofertar (Mc 7.11-13). A responsabilidade de sustentar os pais na velhice era dos filhos e não do templo ou dos oficiais do templo. O Novo Testamento ensina o apreço e consideração pelos anciãos. Timóteo foi proibido por Paulo a repreender asperamente um ancião. Deveria admoestar os idosos como a pais e mães (1 Tm 5.1,2) e, as viúvas, com mais de sessenta anos deveriam ser registradas na lista oficial de viúvas da igreja (vv.9,11). Entretanto, a responsabilidade de cuidar dos pais idosos era dos parentes próximos: "Mas se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel" (v.8).
Se a Bíblia valoriza o velho e a velhice, precisamos entender, desde cedo já temos que começar a nos preocupar com a velhice, pois é a idade em que ficamos mais sensíveis e precisamos de mais cuidado. Mas, se a pessoa tiver atenção com sua saúde desde cedo, com certeza a velhice será repleta de saúde e muita felicidade, pois a velhice é uma fase que faz parte da vida de qualquer pessoa e tem que ser bem vivida. Diante deste conselho medico, a Bíblia orienta que o jovem; Lembra-se do Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento; Ec12. 1. Quando a Bíblia fala dos que chegam aos 80 anos pela sua robustez, esta falando daqueles que cuidaram da saúde ainda jovem, com uma boa alimentação, exercícios, e perderam poucas noites na vida, em festas, bebedices, noitadas de prazeres puramente desnecessários.
Quando somos jovens queremos que o dia tenha mais de 24 horas, pois um dia não é o bastante para realizar todas as tarefas que desejamos, e muitas vezes terminamos por deixar o sono de lado, dormindo poucas horas por dia. Saiba então, que dormir é mais importante do que você pode imagina, uma boa noite de sono que deve ser em média de oito horas por noite, descansa nosso corpo e mente, relaxa e revitaliza todo nosso organismo.
Manter hábitos saudáveis é uma das características mais fundamentais para se ter uma velhice sadia. Por isso, não faça uso de cigarro e drogas jamais, bebidas alcoólicas também são prejudiciais a saúde. Fazer uso de medicamentos sem receita médica também pode ser bem perigoso a saúde e refletir em uma velhice cheia de problemas, o envelhecimento começa logo que o ser humano pára de crescer. Iniciam-se mudanças no corpo e já não se consegue fazer tudo como antes. Mas velhice não é, necessariamente, sinônimo de doença, tristeza e inatividade. É possível manter até o fim uma boa qualidade de vida.
O que é velhice para os grandes pensadores, suas teses, conceitos e filosofias sobre o tema;
O pensador oriental Lao-Tsé, entendia a velhice como um momento supremo de alcance o espiritual máximo.
Confúcio, outro pensador oriental, pensava que toda a família deve obediência ao ente masculino mais velho. E que mesmo a mulher mais velha, tem poderes maiores do que os homens mais jovens.
Aristóteles, filósofo grego, diziam que uma boa velhice é a que não apresenta enfermidades.
Platão, dizia que sendo o ser humano prudente, a velhice não constitui nenhum peso e que com a chegada da velhice surge no ser humano um sentimento de paz e libertação.
O romano Cícero, em sua obra De Senectude, diz que os idosos substituem os prazeres corporais pelos prazeres intelectuais.
Sêneca, filósofo romano, dizia que a velhice é boa como tudo o que é natural. Ele não vê a velhice como sendo uma decadência, e diz que é necessário que se aceite o processo de envelhecimento para que se possa ter tranqüilidade e aproveitar essa fase da vida.
É interessante observar o modo como um cada vê a velhice. Tem-se a impressão, porém, que todos eles procuram encontrar uma maneira aceitável para dizer que a velhice, quer seja dita de uma forma muito simples ou de forma primorosa, é a porta de saída que conduz para o desconhecido. É absolutamente natural temermos o que não conhecemos, principalmente quando sabemos que é, humanamente, impossível ao chegarmos ao final da vida observar que não gostamos dessa parte e então fazer o caminho de volta. É exatamente aí que entra a inquietação. E é exatamente aí que precisamos acreditar que ali, na porta de saída, estará Deus esperando por nós para nos conduzir a uma nova porta de entrada. E o interessante é que lá do outro lado não existirá novo ou velho, todos seremos iguais, todos seremos novos.
Não consigo aceitar de forma diferente. Meu coração diz não, minha alma está vinculada à existência de Deus. A minha essência é essa. Existe em mim algo que não me pertence, existe em mim algo que me faz ver que o que não me pertence, é o estar aqui para sempre, mas para estar aqui, por um tempo, eu preciso desse algo, e que por mais que eu viva muitos e muitos anos, chegará o momento de fazer a entrega do que não é meu. Serenamente, como quando aqui cheguei, pois não temi a vida, devo ultrapassar essa porta de saída. De saída? Será? Não será uma porta de entrada? Sim, creio que é. Se crer dessa forma, então não existe uma porta de saída, mas uma porta de entrada. Entrada para um lugar onde não estarei sozinha. Com certeza, não uma certeza proveniente apenas da minha razão, mas uma certeza advinda de dentro da minha alma, que faz com que eu olhe e veja através da fé, após essa entrada, eu serei novamente, eu existirei novamente nessa Nova terra, onde me aguarda meu Senhor.
A vida sem Deus pode produzir amargura, solidão e desespero na velhice. Uma vida centrada em Deus pode ser mais interessante e mais tolerável, mesmo quando estivermos diante da incapacidade, de enfermidade ou em desvantagem. Ser jovem é excitante. Mas o vigor da juventude pode vir a ser um obstáculo para a pessoa ter intimidade com Deus para os valores eternos. Coloque a sua vigor à disposição de Deus enquanto você ainda o possui. Não o desperdice em atividades sem sentido, que tornam seus hábitos ruins e sua vida insensível à voz de Deus.
A cadeia de prata, o copo de ouro, o cântaro e a roda simbolizam a fragilidade da vida. Quão facilmente a morte chega a nós; quão rápida e inesperadamente podemos retornar ao pó de onde viemos. Por isso devemos reconhecer a vida como um presente precioso que deve ser desfrutado sabiamente, e não desperdiçado de maneira frívola.
Despojado do espírito de vida que Deus soprou em nós, nosso corpo retorna ao pó.  Privados do propósito de Deus, nosso trabalho é vão. Despojados do amor de Deus, nossa obra é fútil. Devemos colocar Deus em primeiro lugar, acima de tudo e em tudo o que fazemos, porque sem Ele nada temos.   O conhecimento de que a vida sem Deus é fútil motiva a pessoa sábia e buscá-la em primeiro lugar.
A maior Lição que aprendemos com a vida, é que temos que aproveitar cada segundo de nossa existência, sem importar com a idade que estamos,  se criança, adolescente, jovem ou idoso, o importante é viver servindo a Deus, a nossa família e nossa igreja, se conseguirmos isso, seremos felizes em todos os momentos e circunstancia, desse curto período que teremos que passar aqui nesta terra.
Uma boa vida e uma ótima velhice, na Graça de Deus.
Abraço a todos e muita paz.
ABN SAN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela postagem volte sempre